Propaganda enganosa? Entenda a polêmica do 'furacão' Bettina

Postado em 21 de Março de 2019

Por: Paula Pacheco - Correio Braziliense

 

Os anúncios da Empiricus são uma espécie de fantasma que assombra quem navega pela internet. Aparecem quando menos se espera e custam a ir embora. Com uma comunicação agressiva para os padrões brasileiros, especialmente no ambiente de finanças pessoais, a empresa explica em seu site que ganha dinheiro com a venda de conteúdos com “as melhores sugestões de investimentos, em várias estratégias diferentes. De A a Z.”

Por dia, diz a Empiricus, suas informações sobre finanças e investimentos chegam a cerca de 1,8 milhão de pessoas. A receita do negócio vem da assinatura desse pacote de dados.

A empresa, que já esteve envolvida em outras polêmicas e trava disputa na Justiça contra a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), desta vez viu um de seus vídeos, estrelado por Bettina Rudolph, uma de suas funcionárias, viralizar como nunca havia ocorrido com outros de seus conteúdos.

O vídeo em que a jovem descreve em 1 minuto e 11 segundos seu sucesso como investidora no mercado de ações esteve entre os principais assuntos das redes sociais e motivou reação negativa entre os internautas. Muitos ironizaram e transformaram o breve relato de riqueza em memes, mas outros desqualificaram a informação, duvidando da fórmula aparentemente simples relatada pela apresentadora.

Assim é o texto da funcionária da Empiricus, resumidamente:

— Oi, meu nome é Bettina, tenho 22 anos e R$ 1.022.000 de patrimônio acumulado. Comecei com 19 anos e com R$ 1.019. Os resultados, eu garanto, serão os mesmos. Não tem como ser diferente. Se você tiver as mesmas ações que eu tenho, vai lucrar proporcionalmente o mesmo que eu. Isso vale para as perdas também.

Além dos internautas, que criticaram o conteúdo e atacaram a funcionária da empresa, também sobraram condenações de quem atua no mercado financeiro — como corretoras e plataformas de investimento —, além de economistas dispostos a mostrar matematicamente que a conta não fechava.

Até a CMV parece ter entrado na onda. Na terça-feira, a comissão, responsável por fiscalizar o mercado financeiro, publicou em sua conta no Twitter uma série de textos entendidos com indiretas à Empiricus. Para ilustrar, foi usada a imagem de um lobo em pele de cordeiro: “Estou te dando conselhos financeiros. Eu nunca tentaria te vender um produto.”

Disputa
Na Justiça Federal do Rio, a comissão tenta enquadrar a empresa na categoria de analistas de valores mobiliários, o que exige credenciamento. Já a Empiricus declara ser provedora de conteúdo para auxiliar na tomada de decisão de investidores, o que a dispensaria essa qualificação.

Por meio de nota, a CVM informou que não falaria sobre o caso. O Procon de São Paulo entrou na polêmica e pediu à empresa informações sobre a campanha. Já o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) informou não ter recebido nenhuma queixa, tampouco decidiu questionar a Empiricus sobre o conteúdo do vídeo de Bettina.
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