Publicada em 07/10/2018 às 09h07.
Quase metade dos eleitores de Alckmin preferem Haddad no segundo turno
São 45% que migrariam para Haddad contra 32% que votariam no ex-capitão

Datafolha

Apesar de Jair Bolsonaro (PSL) ter hoje uma vantagem de 15 pontos percentuais nos votos válidos sobre Fernando Haddad (PT) - de acordo com a última pesquisa do Datafolha, divulgada na noite do último sábado (6) - a distância entre os dois numa projeção de segundo turno é de apenas dois pontos. O que, inclusive, os coloca em condição de empate técnico. 

Uma das explicações deste equilíbrio no segundo turno está em um dado revelado pela pesquisa: Quase metade dos eleitores de Geraldo Alckmin, candidato do PSDB - rival histórico do PT desde 1994 - revelaram preferência por Haddad em uma disputa direta com Bolsonaro. São 45% que migrariam para Haddad contra 32% que votariam no ex-capitão. Outros 22% garantiram que anulariam o voto diante de tal cenário. O número de indecisos é baixo: 2%. 

A maior transferência de eleitores tucanos para Haddad chama a atenção, mas é quase uma regra no atual cenário. Apenas os eleitores de João Amoêdo (51% x 21%) e do Cabo Daciolo (57% x 26%) têm uma maior preferência por Bolsonaro no segundo turno. 

Como esperado, são os eleitores de Ciro que devem dar sustentação à Haddad no segundo turno. O Datafolha aponta que 67% dos que escolheram o candidato do PT preferem migrar para o PT, contra apenas 14% que optariam por Bolsonaro. No universo dos que estão com Marina, a diferença diminuiu um pouco: 61% x 20%. 

O Datafolha entrevistou 19.552 eleitores de 382 municípios na sexta (5) e no sábado. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-01584/2018 e foi contratada pela Folha e pela TV Globo. 

TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Artesanato
Artes de Pernambuco
artesanato
Copyright © 2018 Palmaresfest - todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Rodrigo TI
Copyright © 2018 Palmaresfest - todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Rodrigo TI