Publicada em 05/07/2018 às 08h46.
Casa dos rubro-negros, Ilha do Retiro completa 81 anos
Estádio do Sport Club do Recife, a Ilha do Retiro recebeu a sua primeira partida em 4 de julho de 1937, num Sport 6x5 Santa Cruz.

Por: Gustavo Lucchesi, da Folha de PE

Nova pintura da Ilha do Retiro foi escolhida em votação com torcedores do Sport.
Nova pintura da Ilha do Retiro foi escolhida em votação com torcedores do Sport.Foto: Site oficial do Sport

Entre várias conquistas e derrotas, a Ilha do Retiro completou 81 anos de existência nesta quarta-feira (04). Carregando o nome de Adelmar da Costa Carvalho, a casa do Sport Club do Recife foi palco das duas principais conquistas da história do clube: o Campeonato Brasileiro de 1987 e a Copa do Brasil 2008. Por muito pouco a estrutura não veio a ser demolida nos últimos anos, quando se chegou a negociar a construção de uma arena multiuso no lugar. Porém, com a crise financeira que se instalou no Brasil em meados de 2014, quando o projeto começava a sair do papel, os planos foram adiados e as diretorias do clube passaram a investir em reformas na estrutura do estádio.

Leia também:
Zagueiro e lateral deixam o Sport. Volante é emprestado
Sport mira evolução defensiva para o retorno do Brasileirão
Após votação, Sport elege nova pintura da Ilha do Retiro

A primeira partida sediada na Ilha do Retiro aconteceu no dia 4 de julho de 1937, quando Sport e Santa Cruz realizaram um amistoso. Num confronto recheado de gols, o Leão acabou batendo os tricolores por 6x5. Uma semana depois, no dia 11 de julho, veio o primeiro jogo oficial. Em duelo bastante disputado, os rubro-negros ficaram no 2x2 com o Tramways, pelo Campeonato Pernambucano.

Com uma grande reforma realizada em 1953, o estádio passou a levar o nome de Adelmar da Costa Carvalho, um dos rubro-negros que mais ajudou financeiramente o clube na ocasião. O maior público da Ilha do Retiro foi registado em 1998, no jogo Sport 2x0 Porto, quando os rubro-negros faturaram o tricampeonato estadual. No total, 56.875 espectadores estiveram presentes.

Em 1950, a casa dos leoninos chegou a receber um histórico jogo da Copa do Mundo, a primeira realizada no Brasil. Na ocasião, Chile e Estados Unidos duelaram no gramado rubro-negro, com os chilenos levando a melhor por 5x2. A partida contou com a presença ilustre do francês Jules Rimet, então presidente da Fifa.

TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Artesanato
Artes de Pernambuco
artesanato
Copyright © 2018 Palmaresfest - todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Rodrigo TI
Copyright © 2018 Palmaresfest - todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Rodrigo TI