Publicada em 07/03/2018 às 19h37.
Arena de Pernambuco ganhará Hall do Esporte
Denominado Pernambuco Imortal, espaço será inaugurado no sábado, em homenagem a atletas marcantes do Estado

Por: Folha de PE

Yane Marques é uma referência no pentatlo moderno brasileiro
Yane Marques é uma referência no pentatlo moderno brasileiroFoto: Rodolfo Buhrer/COB

O esporte pernambucano ganhará um espaço para eternizar grandes nomes que representam ou representaram o Estado em feitos expressivos mundo afora. Neste sábado (10), às 14h, será inaugurado o espaço Pernambuco Imortal, na Arena de Pernambuco. 

Durante a cerimônia, os dez primeiros atletas que farão parte do espaço Pernambuco Imortal deixarão suas pegadas ou palmas da mão gravados e terão espaço fixo na Arena de Pernambuco. Além das suas marcas, cada membro ainda terá um painel ao lado da sua placa com todas os seus expressivos feitos pelo esporte pernambucano. 

“Essa homenagem é mais do que justa para esses grandes nomes que fizeram tanto pela nossa bandeira. Cada atleta desse dedicou seu suor, tempo e sangue por Pernambuco e nada mais justo que encontrar um modo de eternizá-los e fazer com que as futuras gerações possam se inspirar e que eles jamais caiam no esquecimento. Eles são exemplos que jamais podem ser deixados de lado”, afirmou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer Felipe Carreras.

O planejamento é que outros novos atletas que tiveram destaque representando Pernambuco sejam adicionados em breve e a lista cresça ainda mais. De acordo com o secretário executivo Diego Pérez a criação do Hall da Fama é um marco para o esporte pernambucano não apenas para que esses atletas sejam sempre lembrados, mas que eles também sejam exemplo para as futuras gerações. 

“Em vários momentos do ano iremos homenagear os atletas. É o início de um movimento histórico de valorização do nosso passado e do nosso presente. É a memória, reconhecimento e acima de tudo esperança para um futuro melhor do nosso esporte”, exaltou Pérez.

As escolhas dos atletas homenageados foi feita através do Conselho Estadual de Esportes e Lazer, reativado em dezembro de 2015. O conselho estava inativo desde 1997 e voltou a se reunir e contribuir para a gestão do esporte de Pernambuco. 

Entre os representantes titulares estão atletas e paratletas, como Cisiane Dutra, da marcha atlética, e Luís Silva, da natação paralímpica. Além deles, compõem o conselho: Diego Pérez, Adriana Salazar e Paulo Cabral (representantes da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco), Fernando DDI (representante dos atletas), Roberto Dornelas (representante dos técnicos), Caroline Maciel (representante do Conselho Regional de Educação Física - CREF) e Ted Monteiro e Luiz Cláudio de Carvalho (representantes das federações). O Conselho Estadual é uma forma de incluir a comunidade esportiva nas principais decisões sobre o presente e futuro do desporto pernambucano.

Confira a lista dos primeiros homenageados:

Yane Márcia Campos da Fonseca Marques (pentatlo)
Roseane Ferreira dos Santos (paratletismo)
Adriana Salazar (natação)
Jemima Alves (judô)
Felipe Nascimento (pentatlo) 
José João da Silva (atletismo)
Suely Guimarães (paratletismo)
Ted Monteiro (vela)
Cláudio Cardoso (vela)
Cisiane Dutra (marcha atlética)

TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Artesanato
Artes de Pernambuco
artesanato
Copyright © 2018 Palmaresfest - todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Rodrigo TI
Copyright © 2018 Palmaresfest - todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Rodrigo TI